Conheça o sistema biometrico



BIOMETRIA

Identificação biométrica digital - Figura obtida no site www.nec.pt


Biometria, do ponto de vista da tecnologia da informação, é a técnica utilizada para medir e se obter determinadas informações físicas sobre um indivíduo e, com base nessas informações, gerar uma identificação única para o mesmo, de forma a tornar mais seguro e eficiente o seu processo de autenticação em sistemas computadorizados. Sendo assim, hoje, já existem três formas bem conhecidas de identificação e autenticação de uma pessoa:



  • Através de nome de usuário e senha;
  • Através de cartões magnéticos e/ou smart cards (cartões inteligentes); e
  • Através da biometria.



Características físicas como as digitais, a íris, a retina, a voz, a formação da face, a geometria da mão e o DNA são únicas de cada pessoa. Portanto, essas são as características mais conhecidas e usadas na biometria, sabendo-se que existem outras.
A identificação biométrica é feita em duas etapas: primeiro o indivíduo é registrado no sistema, permitindo a captura de suas características biométricas, as quais são convertidas em um valor matemático. A segunda etapa é a autenticação, onde o usuário apresenta suas características biométricas que são comparadas com o valor matemático previamente armazenado, sendo validadas ou não.
Como é difícil um indivíduo apresentar sempre as mesmas características físicas, o sistema é programado de forma a ter uma determinada tolerância na hora da comparação entre as informações armazenadas e as informações que estão sendo capturadas no momento da autenticação, minimizando possíveis erros de processamento.
Diante do exposto, concluímos que o uso da biometria torna-se necessário em ambientes onde é exigido um alto nível de segurança para que seja possível o acesso a determinados lugares.


CLUBE DA INFORMATICA




Seja o 1º a Comentar:

Licença Creative Commons
A obra DIGIDOWN de Henrique Oliveira foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em braindownloads.blogspot.com.
Permissões adicionais ao âmbito desta licença podem estar disponíveis em www.creativecommons.org.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics