Dicas de proteção de dados - Parte 02



http://3.bp.blogspot.com/_CPZL-AjkL4E/TIGipyiUBZI/AAAAAAAAAy4/NGWuP98hR38/s400/Navbardicas.gif

Aprenda a proteger seu computador, sua rede doméstica, suas informações pessoais e até mesmo seu celular.
Bons conselhos de segurança são difíceis de encontrar. Muitos especialistas oferecem ajuda, mas nem todas as suas dicas são precisas ou atualizadas, e muitas são referentes apenas à segurança no PC, o que o deixa vulnerável em outras áreas. Por isso selecionamos estas dicas simples e essenciais - um “programa de 10 passos” - para ajudá-lo a manter seu PC, seu smartphone, seus gadgets e suas informações pessoais a salvo. São conselhos práticos e fáceis de seguir, para que você possa ficar seguro sem perder a cabeça durante o processo.

2. Criptografe seus HDs e pendrives
HDs externos e pendrives são verdadeiros “baús do tesouro” para os ladrões interessados em informações pessoais. E também são a fonte mais comum de “vazamentos” de informações: se você perder um pendrive, HD externo ou notebook em cujo HD estão dados privados, como o orçamento de sua empresa ou suas declarações do imposto de renda, estará em perigo. Felizmente, há técnicas de criptografia que podem lhe dar uma camada extra de proteção além de uma simples senha de login no sistema.


De forma simplificada a criptografia “embaralha” os arquivos no HD, tornando-os inacessíveis a qualquer um que não conheça a senha, ou chave, usada no processo. As versões Ultimate e Business do Windows 7 vem com o BitLocker, uma ferramenta que lhe permite criptografar todo o conteúdo do disco rígido. Uma alternativa é o TrueCrypt (truecrypt.org), uma ferramenta Open Source gratuita que pode criptografar um HD inteiro, apenas uma porção dele ou um disco externo como um pendrive.
Usuários do Mac OS X tem o FileVault, que permite criptografar todo o conteúdo da pasta pessoal (Home Folder) do usuário, e a próxima versão do sistema, conhecida como Lion, será capaz de criptografar um disco rígido inteiro. Quem usa uma distribuição Linux como o Ubuntu também tem a opção, durante a instalação, de criptografar todos os arquivos em sua pasta pessoal.
Outra opção é usar pendrives e HDs equipados com sistemas de criptografia por hardware. Alguns deles tem leitores de impressão digital para segurança e comodidade extras: você não precisa decorar uma senha, basta passar o dedo sobre o leitor para ter acesso aos arquivos.

Aprenda como criptografar parte do HD ou um HD inteiro na proxima materia...





Seja o 1º a Comentar:

Licença Creative Commons
A obra DIGIDOWN de Henrique Oliveira foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em braindownloads.blogspot.com.
Permissões adicionais ao âmbito desta licença podem estar disponíveis em www.creativecommons.org.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics